Utilização das massas de cereais

cereais - Utilização das massas de cereais

Massa fresca de cereais (pequeno-almoço Kollath). Tomam-se, por pessoa, uns 50 g de trigo triturado fresco
(3 colheres grandes), 5 colheres grandes de água, 15 g de frutos secos doces, 100 g de maçã ou de outra fruta madura fresca, 10 g de amêndoas frescas moídas ou uma colher pequena de doce de noz ou uma colher grande de nata.
Mói-se o trigo em flocos todas as tardes com um moinho de cereais ou de café; dissolve-se em 5 colheres grandes de água e deixa-se repousar durante a noite (à temperatura da casa). Ao mesmo tempo põem-se de molho as frutas secas.
Preparação: de manhã, misturam-se os frutos secos com a água de remolho e à massa de cercal acrescenta-se à vontade um pouco de sumo de limão, doce de noz ou nata. Imediatamente antes do pequeno-almoço, rala-se com um ralador de aço cromado uma maçã (com casca) e mistura-se com o anterior.
A maçã não deve tornar-se escura; terminado o prato, deve apresentar uma cor branca, conservar o aroma e não ressumar líquido aquoso. Em vez da maçã, podem empregar-se. Segundo a estação, as outras espécies de frutos, especialmente de bagas.
Na Primavera, pouco abundante em frutas, pode servir-se a compota de ruibarbo. Sobre o prato terminado, polvilham-se dez gramas de amêndoas raladas. Quem tiver pressa e não dispuser de tempo para completar a massa de cereal com fruta, pode diluí-la em leite de coalhada, acrescentando um pouco de açúcar.
Come-se a massa fresca sem aquecer com o primeiro prato do pequeno-almoço, mastigando-a bem para que os elementos naturais cheguem ao estômago vazio e desenvolvam plenamente a sua actividade. Pode prosseguir a refeição com o consumo de bebidas quentes conforme o gosto de cada um, sendo preferível depois de uma ou duas horas. O grão moído perde grande parte dos seus elementos activos dentro de oito a catorze dias, e ao cabo de alguns meses de armazenagem em nada se distingue da mercadoria usual. Por isso, deve preparar-se fresco e não se conservar mais de oito dias.

Comentários