Deve o tuberculoso « nadar em gordura»?

30 Set 2017
Comments
Deve o tuberculoso « nadar em gordura»?

Corno a tuberculoso se tem contado sempre entre as doenças infecciosas crônicas «consumptivas», predominou durante muito tempo o critério de que os tuberculosos deviam comer o mais possível. Mas, pensando-se assim, esquecia-se que a defesa contra a infecção estendia até ao máximo as forças do organismo e que, portanto, uma superalimentação não só era inútil como também viria a ser prejudicial com a consequente carga no metabolismo e na circulação. Os casos excepcionais em que se indica uma «cura de engorda», ordenada e controlada por médico, nada indicam. Mantém-se hoje o critério de que o tuberculoso deve ser perfeitamente alimentado, isto é, pelo modo mais natural e prudente possível, deixando.

Outros elementos necessários para a alimentação na tuberculose

07 Jul 2017
Comments
Outros elementos necessários para a alimentação na tuberculose

É também importante o conteúdo em ferro do regime alimentar dos tuberculosos. No desenvolvimento da infecção tuberculosa, como no de qualquer outra infecção, produz-se uma maior necessidade de ferro, pela atividade dos tecidos defensivos (o denominado sistema retículo-endotelial). A análise do teor em ferro do sangue permite inclusivamente obter conclusões a respeito da atividade do processo. Quando esta é considerável, torna-se menor o teor de ferro do plasma sanguíneo, e à medida que as melhoras vão aumentando a proporção vai-se tornando normal. A necessidade de mais ferro, evidente nos tuberculosos, obriga a uma introdução constante, prudente e natural de ferro no organismo, o que se consegue escolhendo alimentos convenientes, como.

O regime sem sal como tratamento básico

19 Jun 2017
Comments
O regime sem sal como tratamento básico

Não se deve concluir de tudo isto a ideia de que um regime rico em vitaminas, cálcio e fermentos, assim como pobre em sal, leve por si só a cura da tuberculose nas suas diversas modalidades. Mas este regime deve ser sempre o tratamento básico. Deve criar sempre e em cada caso as melhores condições prévias para o restante tratamento climatológico, medicinal e, em determinados casos, cirúrgico, devendo ser sempre decidido pelo médico o que há a fazer. A tuberculose da pele (lupus vulgar) cura-se muitas vezes só com a alimentação sem sal. Mas hoje não se deve deixar de adicionar também a vitamina D2 ou D3, em forma de.

A alimentação fundamental do tuberculoso

01 Abr 2017
Comments
A alimentação fundamental do tuberculoso

Com respeito ao tipo de alimentação que o tuberculoso deve consumir paro se alimentar, muito se tem escrito e continuará a ser tema para mais escritos. Alguns autores julgam conveniente o consumo abundante de hidrocarbonatos, ao passo que outros aconselham a sua redução. Também não falta quem aconselhe muita carne, ao passo que outros, pelo contrário, indicam um regime rigorosamente vegetariano ou exclusivo em vegetais crus. Para alguns outros, é favorável o efeito do metabolismo de minerais, ao passo que para outros, é prejudicial. Durante muito tempo pareceu que nunca se poderiam estabelecer normas gerais acertadas para a alimentação dos tuberculosos. Mas, pouco a pouco, foram-se tornando mais claras algumas.

Os tratamentos cirúrgicos, físico e farmacológico na tuberculose

21 Fev 2017
Comments
Os tratamentos cirúrgicos, físico e farmacológico na tuberculose

O tratamento cirúrgico da tuberculose tem um campo de ação claramente delimitado que uma grande experiência tem criado. O tratamento medicinal, mediante específicos modernos que combatem os bacilos tem atingido um grande nível nos últimos anos, demonstrando que aqueles podem ser destruídos pelos remédios farmacêuticos. Estas possibilidades de cura ficam completas com o tratamento de raios solares e pelo moderno critério dietético, mediante uma alimentação integral, natural e prudente. Um método nada significa por si só, pois fica condicionado e completado por outro. Só quando a alimentação acertada estimula as forças defensivas do corpo é que os específicos antituberculosos e os raios solares ou, no seu caso, a intervenção cirúrgica,.