Quem tiver presente estes factos talvez diga que é inútil dedicar-se alguém à descoberta de um só produto que possa qualificar-se de remédio para o reumatismo. Essa busca carece da menor possibilidade de êxito, embora no processo enormemente complexo do reumatismo este ou aquele medicamento possa provocar uma aplacação ou uma melhoria e, portanto, não se deva repelir de modo absoluto.
Depois de um período de jejum ou de depuração apropriada às características pessoais do doente, realizar-se-á um regime de sumos ou de alimentos crus. Depois de terminar esta cura, é necessário continuar, por muito tempo, uma alimentação à base de um regime absolutamente vegetariano, interrompido por alguns dias de frutas e sumos. Também convêm como continuação de regime, todos os processos estimulantes gerais e locais da irrigação sanguínea dos tecidos e da sua limpeza, isto é, tratamentos para a depuração do sangue, aplicação de calor, radiações, banhos, massagens, fricções e medicamentos.
A alimentação é, como causa e como remédio, de grande importância no reumatismo.
As infusões anti-reumáticas, de aceitação tão geral, têm hoje encontrado a sua justificação no quadro geral do trata mento. Estão em condições de estimular o metabolismo e o funcionamento das glândulas, reforçar os órgãos de secreção nas suas funções e aumentar a sua atividade antitóxica especialmente na pele e no fígado. Quem quiser preparar a infusão com plantas medicinais tomará 20g. de cada uma das seguintes ervas: flor de lúpulo silvestre, flor de tília, arruda, groselha e flor de sabugueiro; preparar com uma colher pequena desta mistura uma chávena de infusão, tomando duas chávenas por dia. Também se pode adquirir uma boa infusão anti-reumática já preparada na farmácia ou no ervanário. Naturalmente não se deve esperar desta infusão mais do que é lógico, dentro do anteriormente exposto sobre a problemática do reumatismo.
Constitui, porém, com frequência um fator útil no plano da cura do reumático e não deve ficar esquecida, assim como o regime e os numerosos remédios físicos, especialmente as fomentações úmidas e prolongadas.
Seria preferível resolver tudo mediante uns comprimidos ou uma injeção que submeter-se com enorme esforço de vontade a um plano de dieta durante varias semanas; no entanto, até hoje é este o único remédio curativo autêntico, se chegar a tempo.

Comentários