Nutritivas e estimulantes

sopas 2 300x300 - Nutritivas e estimulantes

Receita básica para sopas

De ervas de cheiro 200g; 30 a 40 g de azeite, 30 g de farinha, um litro de caldo (água ou caldo de verduras), um oitavo de leite ( doce ou ácido) ou soro de manteiga, um pouco de água do mar e um pouco de açúcar.
As ervas finamente picadas são refogadas em gordura e põem-se de remolho em líquido quente. Bate-se a farinha com leite e junta-se à sopa, cozendo-se tudo e temperando a gosto com sal.

Sopa de couve-flor

Uma couve-flor, um litro e um quarto de água, 30 g de manteiga, 30g de farinha, uma gema de ovo, duas colheres grandes de nata e um pouco de noz, moscada.
A couve-flor divide-se em pequenas porções e coze-se. Faz-se um molho de manteiga e farinha que se dilui com água da couve-flor. Junta-se depois um pouco de noz moscada que se engrossa com a gema de ovo batida com a nata. Junta-se finalmente a couve flor.

Sopa de pão

Quatro ou cinco fatias de pão integral, um litro de água, 30g de manteiga, sal a gosto, três ou quatro colheres grandes de ervas de especiarias finamente picadas, eventualmente uma colher grande de aipo, rábano ou cominho cru ralados.
O pão integral cortado, torrado e moído é cozido em água. Depois adiciona-se manteiga e sal, as ervas frescas e picadas e, à descrição, o aipo, o rábano e o cominho ralado.

Sopa de batatas com urtigas

Um quilo de balatas., uma cebola ou alho, sal a gosto, dois litros de água ou caldo de legumes. 50 g de azeite, um prato fundo cheio de folhas de urtigas tenras e picadas.
Descascam-se as batatas, cortam-se em pedaços pequenos e cozem-se no caldo com a cebola e o azeite, batendo depois tudo muito bem. Deixam-se as urtigas dez minutos na sopa. Antes de condimentar com o sal, provar a sopa, à qual também se pode juntar uma chávena de soro de manteiga.

Sopa de cerefolho

30 a 40 g de azeite, duas a quatro colheres grandes de farinha, um litro de água, sal a gosto, extracto de levedura, quatro a seis colheres de cerefolho muito picado, um ovo e pedaços de pão torrado.
Faz-se um molho de farinha com azeite, completa-se com água e quando estiver bem fervida condimenta-se com o extracto de levedura e o sal, bate-se na sopa um ovo ou nata e junta-se, por último, o cerefolho pitado. Derrama-se a sopa sobre os pedaços de pão torrado. Em muitas terras é costume tomar sopas de cerefolho na Páscoa.

Sopa de sêmeas

Sêmeas de trigo fresco cozidas em água e batidas com um pouco de manteiga. A esta sopa podem juntar-se cominho, ervas de cheiro muito picadas, tomates crus partidos, aipo e rábano ralado, e também passas, figos, tâmaras, pedaços de banana seca, ameixas secas, peras e cerejas.

Sopa de cominhos

Três colheres grandes de farinha integral. 40 a 50 g de azeite, um quarto de litro de água, um quarto de litro de leite, um pouco de sal e uma colherinha de cominho moído.
Tosta-se a farinha em azeite numa frigideira de ferro até ficar levemente dourada, engrossa-se com água e leite e deixa-se ferver. Finalmente, junta-se-lhe sal e cominhos que não devem cozer. A força de especiaria do cominho é maior quando está moído do que quando se deitam os cominhos inteiros e se põem a cozer.

Sopa de abóbora

30g de azeite,30g de farinha, uma cebola grande, um litro e um quarto de água. ervas de cheiro finamente picadas, dois tomates, uma colher grande de extracto de levedura e 300 g de polpa de abóbora.
Com farinha e azeite prepara-se um molho no qual se refoga uma cebola grande bem picada. Completa-se depois com um litro e um quarto de água. juntando ervas de cheiro finamente picadas, tomates, uma colher de extracto de levedura e a polpa da abóbora, cozendo tudo isto. Tudo batido passa-se pelo coador, torna-se a cozer brevemente, tempera-se com sal e extracto de cogumelo.

Sopa de azedas

Prepara-se uma sopa de sêmolas torrada com 60g de sêmola em 30 g de manteiga numa frigideira de ferro, até dourar ligeiramente; deita-se com um litro de água e deixa-se cozer, juntando sal e azedas picadas com abundância. Antes de servir, juntar-lhe um pouco de manteiga.

 Sopa de espinafres

Aloura-se uma cebola pequena finamente cortada em 30 g de azeite, polvilha-se com uma colher grande de farinha até formar um molho. Junta-se então um quarto de quilo de espinafres crus passados pela máquina de picar carne e mantém-se ao vapor durante cinco minutos. Completa-se depois com um litro e um quarto de água, deixa-se cozer quinze minutos e prova-se.

Sopa de tomate

Cortam-se 500 g de tomates e refogam-se com cebola cortada, em azeite, completando com um litro a um litro e meio de água; quando estiverem bem cozidos, batem-se e passam-se por um coador. Cozendo novamente a sopa, engrossa-se com 50 g de farinha integral ou de batata torradas, tempera-se com sal e extracto de especiarias e serve-se com sêmola torrada ou cubos de pão.

Sopa de cebola

Duas cebolas médias, 40 g de azeite, três colheres grandes de farinha, um litro de água ou de caldo de legumes, sal a gosto, extracto de leveduras.
Picar finamente as cebolas e refogá-las em azeite, até ficarem macias. Acrescentar depois farinha, deixar engrossar, completar com água ou caldo de legumes, cozer largamente e temperar com sal e extracto de levedura.

Comentários