A diarreia habitual (gastrenterite) acompanhada de vômitos (dispepsia) das crianças apresenta-se geralmente como sintoma das infecções das vias respiratórias superiores, da infecção intestinal, da ma alimentação (diarreia por alimentação gorda ou amilácea) ou da hipersensibilização (alergias) ao leite de vaca. A primeira coisa a fazer é suprimir toda a alimentação e manter a criança 6-12 horas em dieta de infusões. Nestas 12 horas, podem juntar-se às infusões de macela 3 % de glicose, 0,3 % de sal e 100 mg de vitamina C. A partir das 12 horas estabelece-se uma dieta antidispéptica, composta especialmente de cenouras, macas, groselhas ou água de arroz.
A partir do terceiro dia, inicia-se um regime curativo da dispepsia baseado no leite ácido ou desnatado. Quando a diarreia tiver desaparecido, começar a substituir este regime pelo normal, na criança. Nos casos de diarreias agudas e especialmente nas que são acompanhadas de febre, é sempre conveniente consultar o médico.

Regime na base de cenouras

500 g de cenouras bem limpas, cortadas aos pedaços, põe-se a cozer num litro de água durante 1-2 horas e passam-se 2-3 vezes por um coador. Juntam-se 3 gramas de sal e completa-se com água fervida até um litro. Poe-se a arrefecer e usa-se no decurso de 24 horas. Antes de deitar no biberão, agitar fortemente este preparado e, inclusivamente, batê-lo.

Regime de maças

Pode fazer-se, utilizando uma espécie de sopa de maças. Para preparar esta sopa de maçã, ralam se 200g de maçã crua, sem descascar, mas sem sementes, peneiram-se e juntam-se a 200 g de infusão de macela, acrescentando 2g de sal. Mais fácil e de maior confiança no seu emprego para as crianças é o preparado Aplona: Em 200 g de infusão de macela ou de água de arroz, deixam se. durante 10-15 minutos. 8-16 g de pó de Aplona. Agita-se e utiliza-se a solução como bebida quente.
Não e preciso juntar açúcar para a correção do sabor. Deve manter-se a dieta durante 24 horas.

Regime na base de alfarroba

Dissolver 30-50 g de Arobón «Nestlé» num litro de água fervida quente ou numa infusão de macela. Para as crianças mais novas deve cozer-se o Arobón, durante 5-10 minutos.

Regime de água de arroz

100 g de caldo de arroz seco com 1/2 litro de água fria. Deita-se em meio litro de água fervente e mantém-se a cozer enquanto se bate com força. Adoçar no segundo dia com 3 % de açúcar e no terceiro com 5%. Desde o quarto dia passar para o leite desnatado ou ácido.

Comentários