Pratos de batata

Pratos de batata

Ovos e batatas 500 g de batatas cozidas, cinco ovos cozidos, sal, 500 g de tomates ou quatro colheres grandes de puré de tomate, duas ou três colheres grandes de salsa picada, uma cebola grande ou alho porro, 30 ou 40 g de azeite, três quartos de litro de leite ou nata. Todos os ingredientes devem ser finamente picados e são postos em camadas diversas numa forma untada de pudim. Recobre-se depois com leite ou nata e põe-se no forno durante três quartos de hora. Acrescenta-se-lhe finalmente puré de tomate com salada. Pudim de batatas e ervas de cheiro Quatro papo-secos ou igual quantidade de pão, dois copos de leite,.

Nutritivas e estimulantes

Nutritivas e estimulantes

Receita básica para sopas De ervas de cheiro 200g; 30 a 40 g de azeite, 30 g de farinha, um litro de caldo (água ou caldo de verduras), um oitavo de leite ( doce ou ácido) ou soro de manteiga, um pouco de água do mar e um pouco de açúcar. As ervas finamente picadas são refogadas em gordura e põem-se de remolho em líquido quente. Bate-se a farinha com leite e junta-se à sopa, cozendo-se tudo e temperando a gosto com sal. Sopa de couve-flor Uma couve-flor, um litro e um quarto de água, 30 g de manteiga, 30g de farinha, uma gema de ovo, duas colheres grandes de.

Maioneses

Maioneses

Maionese Duas gemas de ovo cruas, três oitavos de azeite batido a frio, um pouco de sal ou pimentão, uma colher grande de sumo de limão e um pouco de estragão ou de alho ralado. Bate-se intensamente a gema de ovo num recipiente pequeno com o batedor, juntando-lhe um pouco de sal e umas gotas de sumo de limão. Junta-se depois às gotas o azeite, mexendo continuamente. Enquanto se engrossa o molho, deixa-se cair o azeite num fio fino, e vão-se acrescentando sempre algumas gotas de sumo de limão. Finalmente, tempera-se a maionese com estragão. Num batedor eléctrico, a confecção dura apenas poucos minutos. Esta maionese também serve, diluindo-a num.

Pastelaria

Pastelaria

Pastelinhos de anis 250 g de açúcar, Ires ovos, 250g de farinha, duas colheres grandes de anis. Bate-se o açúcar com o ovo, durante meia hora, juntando a farinha e o anis. Fazem-se da massa pequenos montes que se colocam numa chapa untada com gordura. Deixam-se repousar umas horas, ou mesmo durante toda a noite, levando-os depois ao forno a fogo lento. Pastel de amoras Reveste-se o fundo de uma forma com uma massa apropriada a gosto ou com a massa. Deita-se sobre ela uma camada de amoras açucaradas que se cobre com outra de massa muito fina, tendo o cuidado de deixar alguns orifícios para escape do vapor e põe-se.

Massas para sopa

Massas para sopa

Grumos de ervas de cheiro Dois ovos, duas colherinhas de farinha, sal a gosto, duas colheres de ervas de cheiro. Balem-se até formar espuma as gemas de ovo, juntam-se as claras em ponto de neve, assim como a farinha, o sal e as ervas de cheiro muito pitadas; deita-se depois ludo isto na sopa fervendo, deixa-se cozer durante alguns minutos, volta-se e retira-se passados poucos minutos, partindo-se depois aos pedaços Bolas de sêmola De dois a três papo-secos, de 30 a 40 g de azeite, de um a dois ovos, sal, duas colheres grandes de ervas de cheiro. Demolham-se os papo-seco em água e espremem-se bem, mexendo depois ao lume.