Molhos

Molhos

 Receita básica para molhos de plantas silvestres 150g de ervas, 30 g de azeite, 30 a 40 g de farinha, meio litro de líquido (água ou caldo de verduras eventual mente, em parte, leite), sal a gosto. Com azeite, farinha e liquido prepara-se um molho de farinha branca, à qual se adicionam ervas de cheiro muito picadinhas, deixando-as repousar durante dez minutos. Molho de especiarias vegetais Um ovo, meio litro de leite coalhado ou soro de manteiga, sumo de limão, um pouco de açúcar e especiarias vegetais muito misturadas. A gema de ovo muto cozida, uma vez esmagada, mistura-se com o leite coalhado ou com o soro de manteiga, o.

Manteigas e recheios de ervas de cheiro

Manteigas e recheios de ervas de cheiro

Manteiga de ervas de cheiro 125g de manteiga, 40g de ervas de cheiro e sal a gosto. Às ervas de cheiro, finamente cortadas, misturam-se cuidadosamente com manteiga e sal. Esta manteiga de ervas de cheiro é própria para aplicar em sanduíches ou em batatas cozidas com casca. Esta manteiga de ervas de cheiro conserva-se bem num lugar frio, dura vários dias. Receita 2 – Manteiga de ervas de cheiro Misturar estragão, pimpinela e agriões ou tomilho, manjerona e manjericão ou borragem, salsa, endro, alho mourisco, limão e um pouco de salva, tudo muito bem picadinho com manteiga. Para 125g utilizam-se na receita anterior 40 g de ervas de cheiro e.

Bebidas quentes

Bebidas quentes

 Infusão de maçã Picam-se a pele e os envólucros das sementes de maças saborosas, tostando-as no forno. Para a infusão empregam-se cinco colheres grandes do material tostado e um litro de água; juntam-se algumas rodelas de maçãs, deixa-se cozer durante dez ou quinze minutos e deixa-se depois repousar meia hora em forno brando. Filtra-se e bebe-se a Infusão, açucarada ou não. Adquire especialmente um sabor agradável juntando-lhe um pouco de sumo de limão. Infusão de sementes de rosa silvestre Demolham-se três colheres de sementes de véspera em meio litro de água e cozem-se lentamente até o líquido adquirir a cor do vinho tinto (15-20 minutos). A infusão toma-se doce ou.

Bebidas frias

Bebidas frias

Refrescos de frutas Obtêm-se de morangos, framboesas, arandos, cerejas, laranjas, limões, espremendo o sumo de fruta fresca ou misturando o sumo bruto com água, um pouco de mel ou açúcar e sumo de limão. Calcula-se um litro de água e uma colher pequena de sumo de limão para um quarto de litro de sumo de fruta. Adoça-se a gosto. Leite com laranja ou limão Meio litro de leite, sumo de duas laranjas ou limões, mel ou açúcar. Acrescenta-se, lentamente, o sumo da fruta, às colheres, de modo a misturar homogeneamente, Adoça-se com mel ou açúcar e põe-se a esfriar. É preferível empregar um misturador eléctrico. Leite com morangos Açucarar os morangos,.

Purés de fruta

Purés de fruta

Puré de maçã 500g de maçãs, litro e meio de água, um pedaço de pau de canela, açúcar ou mel, conforme o gosto, uma colher grande de farinha de batata, uni copo de sumo de fruta. As maçãs cortadas aos pedaços cozem-se em água com a canela. Passam-se depois por um coador, cozer-se a pasta uma vez mais e tempera-se com um pouco de açúcar ou mel. Depois de bem remexida a farinha de balata com o sumo da maçã, deita-se na sopa e põe-se de novo a ferver. Antes dc servir, remexem-se quatro colheres grandes de gérmens de trigo. Puré de amoras Um litro de sumo de amoras, duas.