Receita 1: preparação ao caldo de aveia (a 4%).

20 g de flocos de aveia são postos a cozer com água fria, na quantidade de meio litro, à chama lenta, durante 1 a 1 hora e meia. Passa-se a massa formada por uma peneira fina e restitui-se a água perdida
na cocção até aos 500 g com água fervida. Isto mesmo se pode conseguir, de maneira mais fácil e rápida, utilizando para a preparação do caldo de aveia os preparados de caldos artificiais.

Receita 2: Preparação da água de arroz.

60g de arroz integral (nunca farinha) deixam se amolecer durante 12 horas num litro de água; põem-se a cozer, durante 2-3 horas, repondo a água perdida na cocção, filtrando duas vezes e acrescentando, finalmente, água fervida até recompor o litro inicial; juntar uma pequeníssima quantidade de sal .É mais fácil, naturalmente, a preparação a partir do caldo de arroz seco, mediante cocção do pó a 3%.

Receita 3: Cocção de grãos de trigo triturados
Tomar 50 g do grãos de trigo triturados, dissolver num pouco de água fria e juntar a 1 litro exato de água fervente. Deixar cozer, durante 3 minutos. Não filtrar.

Receita 4: Farinha torrada com manteiga
Por cada 100 g de leite, empregam-se 100 g de água, 5 g de manteiga, 5g de farinha e 4 a 5 g de açúcar. Torram-se 15 g de manteiga e 15 de farinha, até ficarem com uma cor cinzento-clara; dissolvem-se em 300 g de água fervida quente, juntam-se 12-15 g de açúcar e, finalmente, misturam-se com 300 g de leite completo.

Receita 5: Preparação de leite integral com ácido cítrico

500 g de leite completo cozem-se durante 2 minutos com 10 g de farinha fina de Maizena, juntando, depois, 25-30 g de açúcar. Depois de arrefecer, juntam-se 25-30 cm3 de sumo de limão e mexe-se muito bem.

Preparação de «leite a 2/3 com ácido cítrico»

Uma vez preparado o leite a 2/3 e tendo-lhe juntado 5 % de açúcar queimado, depois de o leite ter arrefecido, procede-se como com o leite completo, juntando o sumo de limão (20-25cm1 de sumo, por cada 500g), realizando-se, assim, a acidificação do leite.
A preparação destes leites acidificados faz-se de maneira mais rápida e fácil, empregando os preparados comerciais de leites em pó, os quais dão o leite já preparado, adicionando-lhe, apenas, uma determinada quantidade de água fervida. Podemos citar, por exemplo, o «Pelargon» que é um leite a 1/3 acidificado com hidratos de carbono. O leite a 2/3 acidificado, é indicado para as crianças, nas primeiras épocas da sua vida. Quando tiverem mais idade, pode empregar-se o leite completo acidificado, indicado também como complemento da alimentação na base do leite materno.

Receita 6: Papas de verduras

A princípio, podem empregar-se na sua preparação, espinafres, acelgas, cenouras, alfaces, (preparadas como papas de verduras), batatas e, mais tarde, couves, nabiças, couves-galegas, escorcioneira,
couve-flor, beterraba.

Preparação: Uns 200 g de verdura cuidadosamente lavada são cozidos suavemente com água (3-5 minutos os espinafres, acelgas e alfaces, e 20-25 minutos as cenouras e as várias espécies de couve). Depois da
cocção passa-se por um coador tino. Junta-se 1 ou 2% de manteiga (de 2-4 g) ou então uma massa clara de farinha feita com a água da cocção da verdura a que se adicionou uma colherinha de farinha integral e uma colherinha de manteiga. Substituindo a massa de farinha por 1/3 da quantidade de verdura da massa de batata, faz-se uma papa de batata e verduras; se se empregar 1/3 de sopa, prepara-se então uma sopa de verdura.
Damos, seguidamente a preparação completa de uma receita especial de papas de cenoura: Parte-se uma cenoura tenra, coze-se suavemente uma das metades com manteiga e passa-se por um coador, juntando depois uma colherinha de mel e uma outra de sumo de limão.
A outra metade é ralada finamente crua e mistura-se formando uma papa. Quando for necessário, pode dissolver-.se num pouco de sopa de verduras.

Receita 7: Papas de leite

Emprega-se para fazer papas de leite, além do leite completo, 6-8 % de farinha de milho, 7-8 % de farinha ou .sêmola de trigo, ou então 5-7 % de flocos de aveia e 5% de açúcar torrado ou mel.
Também é muito útil a papa cie leite completo com trigo integral, composta de leite completo com 12%
de grãos de trigo triturados, 5% de açúcar e 5% de manteiga. Esta papas de leite podem ser enriquecidas com sumos de fruta crua ou também com 1/4 de gema de ovo.

Receita 8: Papas de frutas

Empregam-se, especialmente, as frutas ligeiramente laxantes, como maçãs, bananas, pêssegos e peras; e, mais tarde, laranjas, que às vezes atuam como estimulantes e uvas.
Preparação: tira-se o centro a uma maçã bem lavada e rala-se depois muito fina. Mexe-se a massa com 1-2 colherinhas de açúcar. 1-2, colherinhas de sumo de limão e um biscoito bem de molhado em água
fervida.
Pode fazer-se, da mesma maneira, uma papa de bananas, batendo fortemente com um garfo uma banana com 20g de farinha.

Receita 9: Leite de amêndoas ( leite de frutas)

Empregam-se para a sua preparação purés ou massas de amêndoas comerciais e sumos frescos de frutas (sumos de tomate, laranjas, uvas ou maçãs, assim como purés de bananas).
Dissolvem-se 15 g de puré de amêndoas em 50 g de sumo de frutas, 7g de mel. ou então 5g de açúcar e 200 g de caldo a 6 % e batem-se fortemente numa batedora.

Comentários