Ovos e batatas

500 g de batatas cozidas, cinco ovos cozidos, sal, 500 g de tomates ou quatro colheres grandes de puré de tomate, duas ou três colheres grandes de salsa picada, uma cebola grande ou alho porro, 30 ou 40 g de azeite, três quartos de litro de leite ou nata.
Todos os ingredientes devem ser finamente picados e são postos em camadas diversas numa forma untada de pudim. Recobre-se depois com leite ou nata e põe-se no forno durante três quartos de hora. Acrescenta-se-lhe finalmente puré de tomate com salada.

Pudim de batatas e ervas de cheiro

Quatro papo-secos ou igual quantidade de pão, dois copos de leite, 500 g de batatas cozidas, duas colheres de farinha, dois ovos, sal, ervas de cheiro picadas e, à discrição, flocos de aveia ou queijo ralado.
Põem-se de molho os papo-secos ou as fatias de pão cm dois copos de leite. Acrescentam-se depois as batatas cozidas raladas, a farinha, os ovos, o sal e as ervas picadas (salsa, alho mourisco, manjericão e um pouco de salsa), além de flocos de aveia ou queijo ralado, enchendo com isto tudo uma forma de pudim; deixa-se cozer no forno, durante uma hora.

Tortas de batatas e ervas de cheiro

Três quartas partes de uma chávena de pão integral duro ralado, três quartas partes de um copo de leite, 750 g de batatas cozidas, dois ou três ovos, sal, cebolas ou alho mourisco muito picado, cominhos, manjerona e outras ervas, conforme o paladar.
Recobre-se o pão ralado com leite e deixa-se empapar. As batatas raladas misturam-se com o pão moído, juntando ovos, sal, cebolas ou alho mourisco picados, cominhos, manjerona e outras ervas e preparam-se como uma massa. Desta massa formam-se tortas muito lisas e fritam-se dos dois lados até ficarem com uma cor castanha.

Empadinhas de batata

Um quilo de batatas cozidas, 300 g de farinha, um pouco de sal. Para o recheio de ervas de cheiro: dois papo-secos, um copo de leite, ervas de cheiro muito bem picadas, uma cebola pequena, 30 g de azeite, dois ovos, um pouco de extracto de especiarias e sal.
Com as batatas raladas, a farinha, os ovos e o sal, prepara-se uma massa que se estende com o rolo até meio centímetro de espessura e corta-se aos pedaços quadrados. Sobre uma metade coloca-se um pouco de recheio, e nos bordos com água ou clara de ovo. dobra-se a outra metade sobre a primeira e juntam-se apertadas nos bordos. As empadinhas cozem-se então de dez, a quinze minutos em água temperada com sal. Dispostas em cima da uma travessa quente, polvilham-se com queijo ralado ou com migas de pão.
O recheio de ervas prepara-se da seguinte maneira: embebem-se os papo-seco em leite, refogando-se depois em gordura as ervas e a cebola picadas, juntamente com o miolo do pão. Já frios, juntam-se lhes os ovos, um pouco de extracto de especiaria e se for necessário, um pouco de sal.

Batatas com ervas de cheiro

750g de batatas, 40 g de azeite, dois ovos, um oitavo de litro de leite, ervas de cheiro muito bem picadas.
Cozem-se as batatas ao vapor com a casca, descascam-se, cortam-se aos cubinhos, refogam-se ligeiramente em azeite e deita-se-lhes sal. Bate-se depois o ovo com o leite e deita-se-lhe em cima. Quando começar a condensar-se, mexe-se para evitar que se queime. E por fim. Juntam-se as ervas de cheiro.

Batatas com cominhos

750 g de balatas cruas e descascadas, 30 g de manteiga, sal, um pouco de cominhos e meio litro de leite.
Cortam-se as batatas aos cubos ou ralam-se em grosso. Aquece-se a manteiga numa forma, deitam-se-lhe as batatas, junta-se um pouco de sal e de cominhos, cobre-se com o leite fervente e leva-se ao forno até que as balatas fiquem tenras. Entretanto fica absorvido todo o leite.

Batatas com rabanetes

750g de batatas descascadas, um pouco de sal, três colheres grandes de rabanetes ralados, meio litro de leite, de 30 a 40g de manteiga e salsa muito bem picada
Cortam-se as batatas aos cubos pequenos e põem-se numa forma untada com gordura, juntando um pouco de sal e o rabanete ralado. Cobrem-se depois com o leite fervente e com a manteiga, levando-se ao forno, durante uma hora. O leite entretanto deve ler sido absorvido e as batatas ficam tenras. Finalmente, polvilham-se com salsa muito bem picadinha.

Batatas com requeijão

250g de batas cozidas, 200g de requeijão, dois ovos, uma cebola, sal um pouco de cominhos e ervas de especiaria muito bem picadas.
Batem-se os ovos até formar espuma, passa-se o requeijão por um passador, e às batatas cozidas e raladas junta-se a cebola, com os cominhos, sal, e as ervas picadas conforme o paladar; a massa coze-se numa forma.

Comentários