Deficiente contributo de clorofila

Deficiente contributo de clorofila

Natureza e propriedades A clorofila despertou, ultimamente, a nossa atenção, e contém, hoje, como medicamento, numerosos específicos farmacêuticos. Há grande parentesco entre o pigmento vermelho do sangue e o pigmento verde das folhas. Ao passo que o corante sanguíneo vermelho é portador e transmissor do oxigénio, para nós vital, a clorofila na planta efectua o grande milagre de formar uma substância orgânica (açúcar e amido) a partir de um gás (anidrido carbónico) e água, de colaboração com o sol, criando assim a base para a alimentação humana. Consideramos os dois corantes como substâncias vitais básicas, e interessa averiguar que efeitos directos exerce a clorofila sobre o organismo humano. O corante vegetal.

Vitamina B12

Vitamina B12

Modo de actuação A vitamina B12 é absolutamente necessária para a formação normal do sangue, assim como para o normal funcionamento do sistema nervoso central juntamente com outros factores (por exemplo, ácido fólico). Não se conhece ainda o modo exacto de actuar. A vitamina B12 facilita ao corpo o aproveitamento total das moléculas proteínicas para o que se considera, até á data, como a substâncias biológica mais eficaz. Fontes naturais Encontra-se no fígado e ainda no conteúdo do intestino humano e animal (excremento do gado vacum). Necessidades diárias no homem Aproximadamente, 0,5-1 gamma (igual a 0,5-1/1000 mg). Unidade internacional por determinar. Fenómenos produzidos pela falta de vitamina Transtornos na formação.

Substituição de farinha de cereais por pão e batatas

Substituição de farinha de cereais por pão e batatas

A substituição do consumo antigamente elevado de farinhas de cereais por batatas e pão deve considerar-se como das causas da degeneração da dentadura.

Vitamina D/ D3

Vitamina D/ D3

Denominação química Calciferol A vitamina D3 é a provitamina natural que antigamente se denominava «vitamina D». A vitamina D3 é um produto de irradiação do 7-dehidro-colestrol. A vitamina D2 ou calciferol é um produto de irradiação do ergosterol. Função característica Vitamina anti-raquítica. Modo de actuação Regula o metabolismo do fósforo e do cálcio. Melhora, essencialmente o metabolismo do cálcio e permite a formação do complexo de cálcio-fósforo, necessário para a ossificação normal. Fomenta o desenvolvimento. Também devem corresponder ás vitaminas D outros efeitos, até agora desconhecidos. Já se conhece a sua relação com a glândula paratiróide que regula sobretudo o metabolismo. Fontes naturais Em óleo de fígado de peuixes (emulsºoes.

Vitamina C

Vitamina C

Designação química e função característica Acido ascórbico. Vitamina anti-escorbútica Modo de actuação A vitamina C é um transportador de hidrogénio necessário no metabolismo celular geral. E de importância para o aproveitamento de energia no funcionamento das cápsulas suprarrenais. Activa, também, numerosos fermentos e aumenta a força das defesas naturais contra as infecções. Neutraliza os tóxicos ou diminui-lhes os efeitos. Fomenta a capacidade de absorção de ferro e regula as funções da medula óssea. Além disso, é necessária para numerosas funções dos tecidos conjuntivos. É de igual importância geral à da vitamina B1 e tem, como esta, que desempenhar numerosas funções, no metabolismo celular. Fontes naturais A vitamina C encontra-se em.