Manteigas e recheios de ervas de cheiro

Ravioli de Mortadela com Manteiga de Ervas 250x250 - Manteigas e recheios de ervas de cheiro

Manteiga de ervas de cheiro

125g de manteiga, 40g de ervas de cheiro e sal a gosto.
Às ervas de cheiro, finamente cortadas, misturam-se cuidadosamente com manteiga e sal. Esta manteiga de ervas de cheiro é própria para aplicar em sanduíches ou em batatas cozidas com casca.
Esta manteiga de ervas de cheiro conserva-se bem num lugar frio, dura vários dias.

Receita 2 – Manteiga de ervas de cheiro

Misturar estragão, pimpinela e agriões ou tomilho, manjerona e manjericão ou borragem, salsa, endro, alho mourisco, limão e um pouco de salva, tudo muito bem picadinho com manteiga. Para 125g utilizam-se na receita anterior 40 g de ervas de cheiro e um pouco de sal.

Manteiga de rabanete

125g de manteiga de vaca ou 15 de manteiga de noz, duas colheres grandes de rabanete talado, uma colherinha de cebola muito picada, salsa e um pouco de sal — e é tudo para confeccionar a manteiga de rabanete. A manteiga de vaca ou a manteiga de noz mistura-se com o rabanete ralado e com a salsa e a cebola bem picadas, temperando com um pouco de sal.

Recheio de ervas de cheiro para bolos

Polvilham-se ervas de cheiro, muito bem picadas, sobre manteiga espalhada no pão. Para isso, são bons agriões, mil-em-ramas, azedas, alho mourisco, todas as ervas de cheiro simples ou misturadas e também as tolhas tenras de verduras silvestres.

Mistura de queijo e ervas de cheiro

De 60 a 125 g de queijo ralado, um ovo, uma colher pequena de farinha integral, uma chávena de leite, um pouco de manteiga, um pouco de sal e, ervas de cheiro muito bem picadas (manjericão, levíticos, alho mourisco, estragão, tomilho, pimpinela, endro e toronja de limão). Se não houver ervas de cheiro frescas, também se podem empregar secas.
Bate-se o queijo ralado com um ovo e a farinha e cobre-se como leite, voltando a bater ao lume, até engrossar a massa. Uma vez retirada esta do lume, junta-se-lhe a manteiga, um pouco de sal e as ervas de cheiro bem picadas.

Recheio de requeijão para sanduíches

Bate-se primeiramente o requeijão passado pelo coador, com leite até ponto de espuma, juntando depois queijo ralado e alho mourisco picado. Espalhasse sobre fatias de pão integral puré de tomate, depois a pasta de queijo e depois algumas rodelas finas de cebola.

Recheio de tomates para sanduíches

60g de gordura, 60g de farinha, de um oitavo a um quarto de litro de caldo de verduras, duas colheres grandes de puré de tomate, uma colher grande de germes de trigo, dois ovos e cebolas muito picadas.
Da gordura, da farinha c do caldo de verduras obtém-se uma massa de farinha clara a que se juntam o puré de tomate, os ovos e a cebola, tudo bem picado, e finalmente os germes de trigo, batendo vigorosamente tudo isto.

Recheio para sanduíches

Dois ovos cozidos inteiros, 100 g de manteiga, um tomate grande, um rabanete pequeno, alho mourisco, salsa, um pouco de extracto de especiaria de levedura e sal a gosto.
Passam-se as gemas por um coador e batem-se com a manteiga até fazer espuma. As claras, o tomate, o rabanete, o alho mourisco e a salsa finamente picados ou ralados misturam-se com a manteiga. Temperar com extracto de levedura e sal.

Recheio de levedura para sanduíches

100g de azeite, uma cebola picada, 100g de levedura, meio litro de água, nata, leite e soro de manteiga, quatro a cinco colheres grandes de flocos de cercais, 30 g de ervas aromáticas (endro, manjerona, manjericão, levísticos e bagas moldas de zimbro) e sal a gosto.
Frita-se a cebola em azeite e bate-se com ela a levedura e o líquido.
Depois mistura-se com flocos de cereais até formar um creme para untar pão, acrescentando ervas aromáticas, temperando com sal e voltando a cozer tudo um pouco.

Comentários