Groselhas Negras

groselha preta 300x300 - Groselhas Negras

Tal como a groselheira vermelha também a groselheira negra (Ribes nigrum) pertence à família das Saxifragáceas. O arbusto atinge dois metros de altura e cresce em toda a Europa setentrional.

Composição

As groselhas negras são sobretudo verdadeiras fontes de vitamina C; contêm desta vitamina, em cada quilo, 1600 a 2000 mg fazendo assim concorrência a outros portadores da mesma vitamina mais conhecidos, como sejam os limões e as laranjas. Além da vitamina C, contêm outros elementos de eficácia semelhante ao daquela, como citrina (vitamina P) e rulina, às quais se atribui um efeito de reforço dos vasos sanguíneos e defesa contra infecções. Também tem, além disso, um elevado conteúdo de ácidos de frutas. As folhas da groselha negra excitam a secreção renal devido ao seu conteúdo de óleos essenciais.

Usos como planta medicinal no reumatismo e na gota

O principal efeito excitante da groselha negra sobre os rins aplica-se nos casos de gota, reumatismo e esclerose, preparando-se uma infusão como uma colher sopeira cheia de folhas secas e fragmentadas por métodos não técnicos. Deixa-se repousar a infusão durante 15 minutos e bebe-se todos os dias uma chávena dela, uma hora antes de cada refeição. A infusão das folhas de groselha negra é apropriada especialmente como estimulante das funções celulares, sobretudo das delicadas glândulas de secreção interna e para a defesa contra as infecções.

O seu emprego fica praticamente indicado para todas as doenças, que não é preciso enumerar.

Embora o seu consumo em cru seja rejeitado frequentemente por causa do sabor excessivamente forte, o sumo fresco e o mosto doce, sem fermentar, constituem uma bebida de sabor a especiaria que para o doente é um alívio e para o são um delicioso refresco.

Emprego como alimento

O efeito geral das groselhas negras dá-lhes a categoria de um importante alimento que devíamos consumir em maior quantidade. Sumo, marmelada e geleia de groselhas deviam fazer parte permanentemente da despensa, porque se contam entre as «sentinelas da saúde».

Comentários