Fígado

Fígado

Doenças hepáticas e o seu tratamento geral Encontramos hoje frequentes alterações nas várias funções hepáticas: secreção da bílis, defesa anti-infecciosa, funções anti-tóxicas, regeneração do sangue, processos de formação e desintegração no metabolismo de proteínas, açúcares ou gorduras. As possibilidades de perturbação do metabolismo do fígado, esse grande e complicado laboratório do corpo humano, são tão numerosas que provavelmente só as conhecemos numa pequena parte. No regime de cura dai enfermidades hepáticas, ocupa hoje lugar de destaque a alimentação ou plano dietético oportunos. Todas as doenças do fígado começam com um metabolismo defeituoso e o melhor modo de influir nesta função é a alimentação. A maior parte dos actuais medicamentos de.

Fundamentos da acumulação de gordura

Fundamentos da acumulação de gordura

Não vamos falar aqui da obesidade causada evidentemente pela inatividade e superalimentação, isto é, devida à falia de movimentos e ao consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e que portanto, só se pode corrigir mediante mais trabalho corporal e mais parca alimentação. As nossas reflexões vão mais dirigidas para os numerosos enfermos que, apesar de realizarem um forte exercício físico e comerem pouco, acumulam, contudo, quantidades molestas de gordura. As gorduras ingeridas com os alimentos passam momentaneamente sem transformação pelo estômago (como todos sabem, consumidos em grande quantidade tornam o estômago pesado), e é só no duodeno que se transformam numa fina emulsão sob a influência da bílis e,.

Dieta para pessoas obesas que não podem prescindir da carne na sua alimentação

Dieta para pessoas obesas que não podem prescindir da carne na sua alimentação

Para as pessoas que não podem prescindir da carne,recomenda-se o seguinte plano geral: -Pequeno-almoço: Uma fatia de pão integral. 80 g de carne magra fria. infusão de desjejum ou café. -Aperitivo: Um quarto de litro de leite desnatado, um boião de iogurte ou três colheres grandes de germes de trigo com um pouco de leite e fruta. – Almoço: Prato de vegetal cru, 150 g de carne ou peixe, 100 g de batatas (cozidas com a pele), salada ou legumes ou frutas cozidas sem açúcar. – Lanche: Um quarto de litro de leite desnatado, uma chávena de infusão ou uma xícara de café (com limão ou com uma colherinha de.

Regimes

Regimes

Limpeza anual do sangue É principalmente na Primavera que se manifesta em maior grau que todos nós passámos por uma serie de estados enfermiços que hoje se chamam «insuficiências», mas que antigamente se denominavam «impurezas do sangue». Mesmo quando hoje estamos em condições de indicar com exactidão quais são as «insuficiências» à custa de complicadíssimas investigações laboratoriais, as «impurezas do sangue» ou, melhor, os «produtos de refugo dos tecidos» e as «misturas de humores» são difíceis ou impossíveis de comprovar e não têm, portanto, a consideração suficiente na medicina oficial. Seja como for, não podemos menosprezar a ideia muito popular e expressiva dos «produtos residuais dos tecidos», pois conhecemos numerosos.

Vias Bilares

Vias Bilares

Tratamento dietético das suas afecções Já de há muito tempo que se conhece o tratamento dietético das doenças das vias biliares, sobretudo da vesícula. De uma maneira geral há que respeitar as seguintes directrizes: 1. O mínimo consumo possível de alimentos e estes em forma de hidrocarbonatos (arroz, flocos de aveia), pois são os que menos estimulam a secreção biliar. Dietas à base de infusões e de sumos entre um e três dias. Simultaneamente infusões de macela todos os dias. 2. Vencidos os sintomas de inflamação, juntar à sopa de arroz ou de flocos de aveia, um pouco de gordura (manteiga ou margarina vegetal), mas não albumina. Todos os dias.