Diversas formas da enfermidade

reumatismo blog 300x300 - Diversas formas da enfermidade

Sob o nome de reumatismo incluímos hoje um grande número de quadros clínicos relacionados entre si, pois todos eles oferecem de uma maneira mais ou menos assinalada os sintomas principais do reumatismo, dores e inchaços.
O reumatismo pode apresentar-se em estado agudo ou crônico; neste último, as dores deslocam-se pelas articulações, aparecem rápidas e caprichosamente nalguns pontos isolados do organismo provocando «picadas». Mas não são apenas as dores, mas também as tumefacções, que se podem apresentar sob todas as formas e todos os graus de intensidade e persistir tenazmente ou desaparecer tão rapidamente como chegaram, para voltarem a aparecer noutro ponto. As manifestações fixam-se de preferência na musculatura, nas articulações ou nos nervos. Em poucos casos apresenta-se reumatismo do peritoneu, pleura, pericárdio, conjuntiva, menige ou, inclusivamente, do cérebro. Conforme o tecido em que se apresenta a dor, assim se chama o reumatismo: muscular, articular, nervoso ou do órgão interno correspondente.
Provavelmente a gota é uma forma especial do reumatismo. Muitas vezes o reumatismo nervoso é chamado nevralgia. Se atacar os nervos terminais da zona dos quadris, falamos de ciática. Se as dores se produzirem nos grupos de músculos vizinhos do sacro, o mal chama-se lumbago. O reumatismo pode afetar os mais variados tecidos, constituindo portanto uma doença geral. A medicina naturista tem mantido sempre conceito deste carácter geral do reumatismo.

Comentários