Refrescos de frutas

Obtêm-se de morangos, framboesas, arandos, cerejas, laranjas, limões, espremendo o sumo de fruta fresca ou misturando o sumo bruto com água, um pouco de mel ou açúcar e sumo de limão. Calcula-se um litro de água e uma colher pequena de sumo de limão para um quarto de litro de sumo de fruta. Adoça-se a gosto.

Leite com laranja ou limão

Meio litro de leite, sumo de duas laranjas ou limões, mel ou açúcar. Acrescenta-se, lentamente, o sumo da fruta, às colheres, de modo a misturar homogeneamente, Adoça-se com mel ou açúcar e põe-se a esfriar.
É preferível empregar um misturador eléctrico.

Leite com morangos

Açucarar os morangos, deixando que se impregnem bem de açúcar; recobrem-se depois com leite, polvilhando-os com farinha de germes de trigo ou flocos de cereal quando se servir.

Coquetel de leite e fruta

Mistura-se o leite muito frio num misturador eléctrico com sumo peneirado ou não peneirado de frutas, com a energia necessária para que todos os componentes se misturem muito bem e formem espuma.
A bebida é servida muito fria. À mistura pode juntar-se também gelado de fruta, baunilha e umas gotas de sumo de limão.
Uma boa combinação é também um litro de leite (ou meio de leite e meio de soro e manteiga), uma garrafa de gasosa, um oitavo de litro de sumo de fruta e um oitavo de litro de sumo de limão.
Nestas bebidas mistas, a dona de casa pode dar largas à fantasia, pois podem fazer-se inúmeras misturas.

Coquetel para automobilistas

Reforça a capacidade de acomodação da visita nas condições rapidamente cambiantes da luz, sobretudo nas viagens noturnas, por causa do seu elevado teor da vitamina A, necessária para a formação de pigmentos visuais.
Mistura-se um copo de sumo fresco de cenoura com o sumo de laranja ou duas colheres grandes de espinheiro amarelo e engrossa-se a combinação com uma gema de ovo. Se não se empregar o sumo doce do espinheiro amarelo, adoça-se posteriormente com um pouco de mel.

Coquetel de mel

Mistura-se um copo de leite com uma gema de ovo crua e uma colher pequena de mel e bebe-se lentamente e pequenos goles. Em lugar de leite também se pode empregar qualquer sumo de fruta e ainda enriquecer a combinação com farinha de germes de trigo ou levedura em pó.

Coquetel de leite de amêndoa

Tendo embebido as amêndoas doces em água fervente e tendo-se-lhes tirado depois a pele, deixam-se algumas horas em água fria e secam-se finalmente uma a uma cuidadosamente. Esmagam-se umas trinta num almofariz, durante quinze minutos, até formarem uma massa. Enquanto se agitam continuamente, derramam-se sobre elas 200cm de água e o liquido leitoso côa-se por um pano de linho, espremendo-se finalmente. A seguir, junta-se uma colher grande de germes de trigo e mel à vontade. É uma bebida rica e tônica, especialmente para crianças c convalescentes.

Refresco de ananás

Três rodelas de ananás fresco ou de conserva, dois litros de sumo de uva e maçãs, 100g de açúcar, o sumo de uma laranja e de um limão e uma garrafa de gasosa.
Cortam-se as rodelas em pedaços pequenos e junta-se-lhes o açúcar, o sumo da laranja e limão e meio litro de sumo de maçã ou uva, pelo menos três horas antes de se tomar. O restante sumo deixa-se esfriar com a gasosa, que só se junta ao refresco imediatamente antes de se tomar.
Também nas outras receitas para refresco se pode substituir o vinho e o champanhe por mosto doce e gasoso. Em vez de ananás pode empregar-se qualquer outra fruta, especialmente morango.

Refresco de hortelã-pimenta

Lavam-se, cortam-se e demolham-se folhas frescas de hortelã-pimenta, deixando-as assim de doze a catorze horas. Coa-se depois a água e mistura-se com sumo, sem álcool, de uva ou de maçã, e junta-se
à discrição açúcar dissolvido em água. Esfria-se o refresco durante algumas horas para repousar. As folhas da hortelã-pimenta podem juntar-se ao sumo de frutas imediatamente, suavizando-lhe o sabor e acrescentando maior quantidade de sumo.

Comentários