Com toda a probabilidade é a América Central a terra de origem da batata-doce (ípomoca batatas), que pertence à família das Convolvuláceas. Cultiva-se hoje na maior parte dos países tropicais e subtropicais. É uma planta anual e herbácea de porte volúvel. A sua propagação realiza-se, como sucede nas balatas, mediante tubérculos.

Composição e propriedades

Os tubérculos, cujo peso chega a atingir quilo e meio, contêm um suco leitoso e grande quantidade de tanino, especialmente na casca, pelo que os tubérculos apresentam uma cor escura. O teor em amido varia muito, conforme o lugar de origem. Nos trópicos o teor em açúcares ( 10 %) excede o do amido (9 %). ao passo que nas zonas subtropicais, a quantidade de amido (5 %) excede a do açúcar (3-4 %).
Em ambas as zonas a batata-doce é um alimento extraordinariamente barato e apreciado sendo usado como a batata, embora também se empregue como substituto do pão e fonte do amido, a partir do qual se obtém a tapioca. Apresentamos a seguir um quadro comparativo entre o teor de substâncias alimentares, minerais e vitaminas da batata-doce e da batata vulgar:

Proteínas

Gorduras

(g)

Hidratos de carbono por 100

Calorias

Água

Sal

(mg)

Cálcio

(mg)

Magnésio

(mg)

Ferro

(mg)

Vit. A

U.I

Vit. B1

Gammas

Vit. B2

Gammas

Vit. C

Gammas

Batata Vulgar

1,4

0,4

24

104

71

236

80

30

7

7700

80

60

15

Batata doce

2

0,1

18

80

71

70

17

30

1

40

100

40

30

Como se pode apreciar, há entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas, calorias e água. Pelo contrário, as batatas-doces são mais ricas em sal, ferro e cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas outro caso é o teor em vitaminas.
A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A (7000 U. I.) do que a batata, que só chega a 40 U. I., o que faz do primeiro tubérculo um alimento especialmente rico nesta vitamina, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, pelo que podem ser tratadas com a contribuição desta vitamina.

Comentários