Batatas

Batatas

Os tubérculos de batatas armazenados não são de modo algum tecidos mortos. Pelo contrário, o componente principal, a fécula, vai-se transformando, parcial e continuamente, em açúcar na obscuridade do recinto fechado. Este processo de respiração só se detém nas batatas geladas por falta de transformação do açúcar, o que da então à batata um sabor doce. A diminuição das perdas pela geladura, podridão, germinação, ou outras causas, consegue-se depositando as batatas seleccionadas em tabuleiros de fasquia de madeira, num sótão seco, escuro e fresco. Composição A fécula de batata é o principal componente deste nutritivo tubérculo, porque 100 g de batata contêm, em média, 21 g de amido (fecula). O.

A massa de cereais é mais valiosa que o pão

A massa de cereais é mais valiosa que o pão

Desde há algum tempo a esta parte que se está lembrando o valor da massa de cereal, por se haver provado que as populações consumidoras de pão sofrem de mais cáries dentárias do que as que tem como base da sua alimentação a massa cereal. É assombroso verificar que já por si a maioria dos seres humanos preferem a massa. A massa, que geralmente se prepara com leite, tem a valiosíssima característica de compensar a insuficiência dos cereais em cálcio e vitamina A e C. O máximo valor nutritivo é alcançado sem dúvida por uma mistura de grãos, porque assim se completam com os seus efeitos todas as distintas variedades.

O gérmen de trigo na alimentação infantil

O gérmen de trigo na alimentação infantil

De todas as papas infantis deve fazer parte a valiosíssima substância do gérmen, para se conseguir um crescimento e um desenvolvimento normais e naturais. Os gérmens de trigo fazem chegar ao organismo em pleno desenvolvimento elementos nutritivos e vitais, protegendo-o contra a doença.

Preparação de grãos germinados

Preparação de grãos germinados

O nutricionista emprega os grãos germinados no seu regime dietético. Para a preparação propõe a seguinte receita: os grãos de trigo e de centeio limpos, da última colheita, misturam-se em partes iguais, e de noite recobrem-se de água em pequenas taças de sobremesa ou recipientes análogos. Na manhã seguinte, escorre-se a água completamente e deixam-se repousar os grãos sem água durante todo o dia para voltar a recobri-los de água durante a noite, repetindo assim a operação até que o gérmen fique claramente visível, isto é, até que este adquira um comprimento aproximado de 1,2 cm, mas sem prolongar o proceso até que os gérmens atinjam o seu comprimento total,.

Os grãos de cereais, alimento universal

Os grãos de cereais, alimento universal

Os cereais têm constituído em todos os povos civilizados e com todos os tempos a base da alimentação, embora o aproveitamento e o emprego de cada espécie cereal, ao longo da História, se tenha visto submetido a frequentes mudanças. A mesma variação tem tido e ainda hoje continua a ter o método de preparação dos grãos. A maior parte deles e os mais importantes pertencem à família das Gramíneas, como, por exemplo, as duas variedades mais seletas de cereais panificáveis, o centeio (Secale cereale) e o trigo (Triticum vulgare) e, além disso, a cevada (Hordeum distichum), a aveia {Avena sativa), o milho-miúdo (Panicum miliaceum) e o milho grosso ou vulgar.