Mel

Mel

«Doce medicina». O mel é um meio de cura excelente no tratamento de feridas. Certa camponesa cicatrizou com mel a ferida supurante num joelho do filho. Perguntei-lhe por que não empregava nenhum meio moderno e garantido da farmácia. Sorriu pensativa e disse-me que as abelhas eram melhores químicas que os homens. Perguntou-me, por sua já observado que o mel não contém nenhum bacilo. Parecia muito segura do que dizia. Está hoje. demonstrado experimentalmente que o mel contem algum componente bactericida, embora não tenha sido possível até hoje conhecê-lo. Todos os tipos de mel possuem esta característica, por muito diversas que sejam as flores de que procedam. Portanto é possível que.

Carne

Carne

O homem não é «naturalmente» carnívoro Até meados do século XIX, o consumo de carne na Europa era bastante baixo. Por exemplo, no ano de 1810 era apenas de 18 quilos por cabeça. Por influência da teoria de que a capacidade de rendimento do homem pode aumentar com o consumo, considerável de albumina, especialmente mediante o consumo de carne, aumentou o consumo até que, ao começar o século xx, subiu para 56 quilos por pessoa e por ano. O grande desenvolvimento industrial simultâneo, tornando mais escasso o tempo disponível, pode também ter influído na preferência cada vez maior por pratos de carne de preparação rápida e que satisfazem o apetite,.

Ovos

Ovos

Valor nutritivo Os ovos de galinha permanecem vivos até decorrerem catorze dias após terem sido postos. Até que o germe não tenha morrido, segundo o doutor, os ovos consideram-se nutritivos. Ao passo que a gema contém quase todas as vitaminas e auxonas, pode consideraram-se a clara desprovida absolutamente delas. Naturalmente, a cocção do ovo prejudica tanto a albumina da clara como os elementos vitais da gema. Por muito valioso que o ovo pareça por causa do seu elevado teor de componentes nutritivos e activos, não devemos esquecer a redução deste valor pelo emprego do calor. Em geral, exagera-se bastante a eficácia do ovo como alimento. O valor alimentício de um.

Leite

Leite

Importância quantitativa do leite como alimento Alguns números permitem uma vista geral da enorme importância do leite na economia nacional. Em Portugal o consumo médio anual dos principais alimentos animais por habitante é o seguinte (1970): Leite…………………………………………………………………………………………………. 46,7 Carne……………………………………………………………………………………………….. 30,5 Peixe………………………………………………………………………………………………… 37,1 Ovos………………………………………………………………………………………………….. 3,9 Queijo……………………………………………………………………………………………….. 2,7 O leite figura quantitativamente em primeiro lugar entre os alimentos animais. Exerce a máxima influência no estado alimentar e sanitário da população. Por isso o fornecimento de leite é de decisiva importância. Não há dúvida de que o leite constitui um alimento básico geral e de que é um alimento universal dos mais importantes, porque contém, como nenhum outro produto natural, todas as matérias.