O leite na alimentação das grávidas

23 Fev 2017
Comments
O leite na alimentação das grávidas

Naturalmente, o leite exerce uma considerável função na nutrição das grávidas. Nesse estado, o organismo está em piores condições para produzir proteínas e gorduras. Por isso, torna-se conveniente uma mistura natural de gorduras e proteínas como é o leite. O conteúdo em cálcio também considerável. O cálcio, além disso, torna-se conveniente pelos seus efeitos antiespasmódicos sedantes e anti-inflamatórios. O leite de boa qualidade, isto é, selecionado, contém também em quantidade suficiente a vitamina D2 reguladora do metabolismo do cálcio e fósforo, tão importante para a mãe como para o filho.

Deficiências alimentares como origem de abortos e deformações

07 Fev 2017
Comments
Deficiências alimentares como origem de abortos e deformações

As avitaminoses são uma das cousas primordiais no aparecimento de abortos. Unida a outras deficiências, uma insuficiente alimentação qualitativa afeta muito mais o filho do que mão, especialmente nos primeiros meses, nos quais se estão formando o coração, o cérebro, os olhos e os ouvidos do novo ser. A alimentação deficiente, juntamente com outras circunstâncias patológicas, pode ocasionar deformações ao filho no próprio seio da mãe. Toda a avitaminose existente na fase crítica do crescimento do feto pode ocasionar um atraso, uma paragem ou uma alteração no desenvolvimento normal geral ou no de um órgão determinado, assim corno situações anômalas, que depois nunca mais se corrigem. Todas estas são alterações.

Ação das vitaminas

22 Nov 2016
Comments
Ação das vitaminas

As enormes exigências orgânicas durante a gravidez e, sobretudo, durante o parto, impõem um grande consumo de vitaminas do grupo B, especialmente de vitamina B1, fator imprescindível para os processos químicos na transmissão de impulsos pelo sistema nervoso e no metabolismo muscular. O curso normal da gravidez e do parto está relacionado com a abundância de vitaminas, especialmente do grupo B e vitamina C. Na prática, está perfeitamente demonstrada a insuficiência da vitamina B e C nos casos de transtornos no parto ou de esgotamento durante o mesmo. Se, pelo contrário, se subministram grandes quantidades de vitamina, desaparece o esgotamento e as contrações são vigorosas e rítmicas, com o que.

Influência da alimentação no parto

13 Set 2014
Comments
Influência da alimentação no parto

Conhecem-se grandes e interessantes observações no sentido de que a alimentação, especialmente durante os últimos dois ou três meses da gravidez, influi consideravelmente no decorrer do pano. Observa-se que as grávidas que, por causa de transtornos na função renal tão frequentes naquele estado, seguem um regime sem sal conseguem um parto mais fácil e rápido do que os ocorridos noutros tempos, em que se utilizava uma alimentação «normal» abundante em sal. Outros especialistas de obstetrícia verificaram que as mulheres nervosas têm tido partos muito mais tranquilos depois de uma alimentação pobre de sal. Toda a mulher grávida devia saber aproveitar esta realidade para conseguir um par to rápido e pouco.