Valor nutritivo

Os ovos de galinha permanecem vivos até decorrerem catorze dias após terem sido postos. Até que o germe não
tenha morrido, segundo o doutor, os ovos consideram-se nutritivos. Ao passo que a gema contém quase todas
as vitaminas e auxonas, pode consideraram-se a clara desprovida absolutamente delas. Naturalmente, a cocção do ovo prejudica tanto a albumina da clara como os elementos vitais da gema. Por muito valioso que o ovo pareça por causa do seu elevado teor de componentes nutritivos e activos, não devemos esquecer a redução deste valor pelo emprego do calor. Em geral, exagera-se bastante a eficácia do ovo como alimento.
O valor alimentício de um ovo de galinha corresponde ao de 40 g de carne gorda ou a 150 g de leite. A clara é tão rica em vitamina como o leite, e o mesmo se passa com a lecitina; ao ovo, porém, faltam a glicose e as bases. Portanto, não constituindo o ovo uma alimentação completa, não se justifica o seu consumo abundante.

Efeitos sobre o organismo

Devem consumir-se apenas ovos frescos, combinados com saladas, batatas e legumes com respeito às crianças, é necessária a máxima prudência, por causa do efeito estimulante do consumo de ovos no desenvolvimento sexual. É-lhes mais Conveniente o leite. As crianças com a denominada «diátese exudativa», isto é, com marcada tendência para as inflamações, devem abster-se completamente do consumo de ovos.
O emprego destes na cozinha, como meio aglutinante ou para abrandamento, é frequentemente exagerado. A clara tem a propriedade muito conveniente para a técnica culinária de se poder bater e formar uma espuma estável e que revolvida numa pasta proporciona um excelente produto para ser levado ao forno. Precisamente o grande consumo de ovos depressa leva a um excesso de albumina, com consequências prejudiciais muito parecidas às que enunciámos com respeito à alimentação cárnea. Por isso, os ovos devem ser tomados com muita precaução. As pessoas anêmicas ou fracas podem tomar um ovo cru com sumo de fruta ou uma gema batida sempre e quando o médico determinar.

Comentários